top of page

"Barbie" é o filme que toda mulher merece ver

Barbie, a boneca que é um símbolo atemporal para mulheres de todas as gerações ganhou um filme. E que filme!

Frequentemente associada à moda, lifesytile e padrões idealizados de corpo e vida da mulher "ideal", em 2023, ela dá um grande passo em sua narrativa com um filme protagonizado por Margot Robbie.

Sessão de convidados para o filme "Barbie" em São Paulo
Pré estreia de "Barbie - O Filme"

Apesar das críticas mistas, uma coisa é certa: a Barbie sempre foi e continua sendo um ícone para as mulheres em diversos setores e momentos da história.

Sabemos que nos últimos anos a boneca passou a sofrer com forte rejeição de meninas e mulheres que não se identificam mais com o que a Barbie representou por décadas. Então, como esse filme se encaixa na representatividade da mulher dos dias atuais?


Bem, eu fui conferir em primeira mão o filme na sessão exclusiva para formadores de opinião, jornalistas e crítica especializada e pude tecer alguns comentários para vocês.


A Barbie no cinema: inovação e representatividade

Margot Robbie em "Barbie - O Filme"
Foto: DIvulgação

O filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig, foi descrito como um dos "filmes mainstream mais inventivos, imaculadamente elaborados e surpreendentes da memória recente" pela crítica do Independent, Clarisse Loughrey.


O filme é um marco, pois não fala sobre brincar de bonecas. Ao trazer para o centro do debate assuntos como feminismo, patriarcado, lucro e oscilações emocionais, retira da Barbie toda aquela aura do mundo cor de rosa, trazendo mais pra perto da realidade da mulher de 2023 que a de 1959. É uma sátira inteligente da sociedade moderna.


As performances de Margot Robbie como Barbie e Ryan Gosling como Ken foram amplamente elogiadas, como a crítica da Empire, Beth Webb, que elogiou Robbie por "atingir nota 11 desde Harley Quinn" e Gosling por sua representação "insegura de Ken".


Ao mesmo tempo, a diretora Gerwig recebeu elogios por criar "uma aventura feroz, engraçada e profundamente feminista".


A diretora por trás de Barbie: Greta Gerwig


Greta Gerwig tem uma carreira notável como atriz, roteirista e diretora.

Conhecida por seu trabalho no movimento cinematográfico Mumblecore de Nova York, Gerwig colaborou com o diretor Joe Swanberg em vários filmes nos anos 2000, incluindo

Greta Gerwig no lançamento de "Barbie - O Filme""
Foto: Reprodução

"Hannah sobe as Escadas" e "Nights and Weekends". Seus filmes "Lady Bird" e "Adoráveis Mulheres" foram ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme, e Gerwig recebeu indicações por Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Roteiro Adaptado.


Sua abordagem inovadora e ousada ao cinema se reflete na direção do filme da Barbie. Gerwig aborda temas complexos e contemporâneos através do uso inteligente da sátira, mostrando uma vez mais sua habilidade em tratar de questões femininas complexas com humor e perspicácia.


Barbie: apesar de atemporal, é necessário atualizar


Apesar das críticas variadas ao filme, vale a pena conferir o filme e tirar sua própria conclusão. Do lado de cá, a minha aposta é que você não vai se arrepender.


Afinal, o filme da Barbie de 2023 leva a representação feminina a um passo adiante, explorando temas relevantes do universo feminino comuma boa dose de sátira social. Apesar das críticas, como o comentário de Sarah Vine do Daily Mail de que o filme é "profundamente anti-homens", quem se guia por este tipo de argumento, definitivamente, não entendeu nada sobre o filme, sobre a história e tampouco consegue entender o momento da mulher dos dias de hoje.


Estou sempre ansiosa para trocar ideias, aprender e criar conexões. Se você está curioso sobre o mundo da comunicação, marketing ou cinema, ou simplesmente quer trocar ideias e perspectivas, adoraria ouvir de você. Entre em contato comigo através do meu e-mail, redes sociais ou deixe uma mensagem aqui no site. Estou esperando para começar nossa conversa!

bottom of page