Tati Aponte

O premiado “Bacurau” chega às telas brasileiras na próxima semana.

* Por Caroline Santini

Bacurau chega aos cinemas de todo Brasil, no próximo dia 29, já aclamado pela crítica internacional e por muitos daqueles que já o assistiram.

Divulgação oficial

Vencedor do prêmio do júri na 72ª edição do Festival de Cannes, o filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que juntos escreveram e dirigiram o longa, traz simbologias genuinamente brasileiras e apresenta um enredo envolto em muita união e resistência.

Do que se trata “Bacurau”?

A história se passa “daqui alguns anos”, em nenhum momento fica claro o período ou daqui a quantos anos, no sertão de Pernambuco, em um povoado chamado Bacurau.

A cidadezinha fictícia, quase esquecida, no nordeste do Brasil, passa a sofrer diversos boicotes e chega até a ser retirada dos mapas oficiais.

Divulgação oficial

Já sem sinal de celular, abastecimento de água e escassez de mantimentos e remédios, a situação se agrava quando forasteiros norte-americanos chegam até o local e assassinatos começam a ocorrer, fazendo com que os moradores do local tenham que se unir para resistir aos acontecimentos.

Apesar de Kleber Mendonça afirmar que, durante o processo de criação do filme, não teve a intenção de passar nenhuma mensagem ou fazer alguma crítica social, Bacurau está repleto de simbologias e situações que passam ao público uma ideia de resistência e mensagens de igualdade.

Bacurau é imperdível e tem elenco de peso.

A trama descreve uma sociedade que não se deixa abater nem diante de tanta dor e sofrimento e que preza por sua cultura, não aceitando qualquer intromissão em seu modo de vida, mesmo que para isso tenham que sujar suas mãos de sangue.

O elenco formado por Sônia Braga, Thomas Aquino, Barbara Colen, Silvero Pereira, Karine Teles e outros grandes nomes, é a confirmação de que Bacurau é uma obra completa.

Os personagens são desenvolvidos com maestria pelos atores que os interpretam e transmitem os sentimentos do que são ao público.

Com um lado distópico e diferente do que estamos acostumados a conferir no cinema nacional, Bacurau com certeza chega aos cinemas, no dia 29 de agosto, para deixar sua marca.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Caroline Santini e Tatiana Aponte
Author Rating
51star1star1star1star1star

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Posts relacionados